Academias-em-interface

Em parceria com a FLUL



Na FNAC Colombo, mensalmente, às 18h30m.
Em tempo de globalização, estão a desenvolver-se redes de comunicação, de conhecimento e de trabalho, dinâmica responsável pela profunda transformação da cultura contemporânea. A relação entre gerações, instituições, disciplinas, saberes e nacionalidades promove o que já se designa por ‘efeito medicci’ (Frans Johansson): a inovação gera-se no interface entre a memória e a prospectiva nesses espaços antes tendentes à clivagem da especialização.
Academia(s) em  Interface   é um ciclo de encontros que visa dar visibilidade a esse diálogo multímodo, promovendo a reflexão e a participação nele. A Academia, tradicional sede da investigação e da formação, é uma das grandes protagonistas desse diálogo: na e entre a diversidade que a constitui (universidade ou sociedade científica e/ou cultural, departamentos ou centros de investigação, etc.), no seu intercâmbio com outras instituições (estatais ou privadas, de empresas a ONGs, etc.) vai contribuindo para essa alteração da cultura colectiva.
A Faculdade de Letras de Lisboa, a Academia Lusófona Luís de Camões, a Sociedade Histórica da Independência de Portugal e a FNAC Colombo, com o apoio de Letras Com(n)Vida, plataforma interinstitucional da cultura portuguesa, em parceria, promovem, pois, este ciclo coordenado por Annabela Rita & Pedro Saraiva, convidando à participação e à divulgação de iniciativas.

As sessões mensais (sempre às 5ªs-feiras,18h30m), em geral, com temas em que não se confinam (Lusofonia, Cursos, Congressos, Edições… e Etc.), consagram o anúncio de iniciativa, seguindo-se  uma palestra de especialista ou uma apresentação de obra e concluindo com um happening musical ou poético.
*
26 de abril (13h-14h), Fnac Colombo,
Seminário: «Lutero, um construtor da Modernidade»
Apresentação: Professor Doutor José Brissos-Lino (Universidade Lusófona), Presidente da Comissão Organizadora do Congresso.
Coordenação: Professora Doutora Annabela Rita (Universidade de Lisboa).
Debate.

Esta sessão está integrada no projeto mais alargado dos Seminários à Hora do Almoço, promovidos pelo CLEPUL (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), pela Cátedra FCT Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (Universidade Aberta), pelo Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes e por instituições culturais de referência como é o caso da Academia Lusófona Luís de Camões e do Instituto Fernando Pessoa da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.
*** Rentrée 2016 *** 


***
3/Nov/2016, 5ªfeira: Luso-italianamente: Estudos de Género
Participações: Debora Ricci, Fabio Mario Silva e Isabel Lousada
Coord.: Annabela Rita & Pedro Saraiva
Apresentação das Jornadas Luso-Italianas em Estudos de Género projeto itinerante de reflexão sobre o papel e a acção da mulher nas diversas áreas da vida, das artes e do conhecimento




3/Out/2016, 4ªfeira: 400 anos/Cervantes & Shakespeare
Participações: Mário Vítor Bastos e Renato Epifânio
Coord.: Annabela Rita & Pedro Saraiva
400 anos depois de Cervantes e Shakespeare, um vasto programa evocativo faz o balanço da sua herança estética e da herança do imaginário do seu tempo nas diferentes áreas do conhecimento.
***
13/Out/2016, 5ªfeira: 500 anos/ Utopia
Participações: José Eduardo Franco, Mendo de Castro Henriques e António José Borges
Coord.: Annabela Rita & Pedro Saraiva
500 anos após a publicação da Utopia de Tomás Moro, um vasto programa comemorativo evoca o pensamento utópico e as suas diversas expressões (estéticas, científicas, míticas) na história mundial.




***

***
Jan-Março/ 2016, às 5ªs-feiras, 18h30m, na FNAC Colombo:

Próxima sessão:



31/3: "Grandes obras de 2016"
Obras de referência e dimensão, por vezes, envolvendo vastas equipas e congressos, serão apresentadas pelos seus coordenadores: 
Dicionário da Imprensa de Macau do Século XIX, Obra Completa de Bocage, Dicionário dos Antis e Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa.
Participações: Daniel Pires, João Relvão Caetano, José Eduardo Franco.

Coord.: Annabela Rita & Pedro Saraiva

***

25/2

próxima: 31/3/2016
***
21/1/2016
Numa iniciativa inédita, com intervenções em rede de diversos lugares do país e reprodução em directo via net (em streaming http://cidh-global.org/category/canais/  e/ou facebook https://www.facebook.com/clepul/), passar-se-á em breve revista a actividade e o histórico do maior centro  de investigação nacional de Estudos Literários, demonstrando a sua diversidade, dimensão e impacte, assinalando algumas das suas iniciativas (projectos, encontros científicos, fundações, cursos, etc.).
IntervençõesAnnabela Rita (Lisboa), Beata Ciezynska (Espanha), Dionísio Vila Maior (Coimbra), Ernesto Rodrigues (Lisboa), Isabel Ponce de Leão (Porto), João Relvão Caetano (Lisboa), José Eduardo Franco (Lisboa), Luísa Paolinelli (Funchal), Petar Petrov (Faro)

***
A sessão inaugural: 
4/6/2015. Veja aqui o programa.
Vejam alguns apontamentos fotográficos e de vídeo no facebook d'Os Epígrafes.
*
9/7/2015
com participação especial de 
Raul Miguel Rosado Fernandes (antigo Reitor da UL)
Participações: Ana Isabel Vasconcelos, Ana Maria Lopes e Denise Moura,
Lançamento: Correspondência Diplomática de Almeida Garrett, por Ana Isabel Vasconcelos e Duarte Ivo Cruz
Apresentação: “Ciência & Ética” (J. Paiva Boléo-Tomé).

Happening: “Os Epígrafes”

*
Próximas sessões:
24/9/2015: Congressos & Etc.
Dos Seminários 100Orpheu e do Curso Geral aos Congressos e à Noite Europeia dos Investigadores. 
Apresentação:Canção de Coimbra


*
(nova data) 26/10/2015
Edições & etc.
Intervenções: Anamarija Marinovic, Luís Pinheiro, Luís Reis Santos
Apresentações:
·        HYRAM, de Fernando Pessoa, por Luís Reis Santos
·        Gatologia, de Anamarija Marinovic
·        LUSOSOFIA B_on, por Luís Pinheiro
*
25/11/2015

Instituições & etc.

Intervenções: Joaquim Fernandes, Paulo Mendes Pinto, Rui Oliveira
Apresentações:
História Prodigiosa de Portugal (vol. 2), de Joaquim Fernandes, por Paulo Mendes Pinto
Calendário do Tempo-2016, coord. Rui Oliveira
etc.